Recentemente, o Infomoney divulgou uma análise detalhada sobre o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul nas empresas listadas na Bolsa de Valores (B3).
Com 336 municípios em estado de calamidade pública no Estado, as consequências econômicas já estão sendo sentidas, especialmente para as empresas listadas na Bolsa de Valores (B3), pois o Rio Grande do Sul é um importante produtor agropecuário e industrial.
Empresa que podem ser mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul
De acordo com a publicação do Infomoney, o banco Goldman Sachs analisou o impacto das inundações nas empresas de frigoríficos brasileiros, destacando a BRF (BRFS3) como relativamente mais exposta devido à relevância da região em abate de suínos e produção de soja. Estima-se que a BRF possa sofrer um impacto entre 25 e 115 pontos-base no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) no segundo trimestre de 2024.
Efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul sobre o agronegócios
O estado do Rio Grande do Sul desempenha um papel crucial no agronegócio brasileiro, sendo responsável por uma parcela significativa dos abates de carne suína, frango e bovina, bem como na produção de soja, milho e arroz. Dessa forma, empresas como BRF, além da SLC (SLCE3) e Camil (CAML3) são afetadas pela interrupção das operações e possíveis aumentos de preços de commodities. Outro setor que pode ser afetado é de varejo, com Lojas Quero Quero (LJQQ3), Carrefour Brasil (CRFB3) e Petz (PETZ3) sendo as mais expostas devido à presença de lojas no estado.
Entre os bancos, instituições como Banrisul (BRSR6), ABC (ABCB4) e Banco do Brasil (BBAS3) enfrentam as maiores exposições à região sul do país.
Outros setores que podem ser afetados pelas enchentes
Além do agronegócio, bancos e varejo, empresas do setor industrial também podem impactadas pelas chuvas, com suspensão temporária de operações em algumas unidades. Entre essas, a Frasle Mobility (FRAS3), Randoncorp (RAPT4), Marcopolo (POMO4), Braskem (BRKM5), Gerdau (GGBR4) e WEG (WEGE3) podem sofrer com os impactos da enchentes e já iniciaram interrupção temporária em suas operações devido às condições adversas.